“Eu estava de passagem pelo Rio, indo para os Estados Unidos fazer a excursão do lançamento do Nightingale – um 💻 disco gravado lá, com produção do Sérgio Mendes -, em casas de apostas com liberação antecipada março e abril de 79, e gravar o disco 💻 Realce, ao final da excursão. Na ocasião eu estava morando na Bahia e não tinha casa no Rio, por isso 💻 estava hospedado na casa do Caetano. Como eu tinha que viajar logo cedo, na véspera da viagem eu me recolhi 💻 num quarto por volta de uma hora da manhã.
“De repente eu ouvi uma zuada: era Caetano chegando da rua, falando 💻 muito, entusiasmado. Tinha assistido o filme Superhomem. Falava na sala com as pessoas, entre elas a Dedé [Dedé Veloso, mulher 💻 de Caetano à época]; eu fiquei curioso e me juntei ao grupo. Caetano estava empolgado com aquele momento lindo do 💻 filme, em casas de apostas com liberação antecipada que a namorada do Superhomem morre no acidente de trem e ele volta o movimento de rotação 💻 da Terra para poder voltar o tempo para salvar a namorada. Com aquela capacidade extraordinária do Caetano de narrar um 💻 filme com todos os detalhes, você vê melhor o filme ouvindo a narrativa dele do que vendo o filme… Então 💻 eu vi o filme. Conversa vai, conversa vem, fomos dormir.
“Mas eu não dormi. Estava impregnado da imagem do Superhomem fazendo 💻 a Terra voltar por causa da mulher. Com essa idéia fixa na cabeça, levantei, acendi a luz, peguei o violão, 💻 o caderno, e comecei. Uma hora depois a canção estava lá, completa. No dia seguinte a mostrei ao Caetano; ele 💻 ficou contente: ‘Que linda!’ E eu viajei para os Estados Unidos. Fiz a excursão toda e, só quando cheguei a 💻 Los Angeles, um mês e tanto depois, para gravar o disco, foi que eu vi o filme. Durante a gravação, 💻 uma amiga americana, Olenka Wallac, que morava em casas de apostas com liberação antecipada Los Angeles na ocasião, me levou para ver.
“A canção foi feita 💻 portanto com base na narrativa do Caetano. Como era Superhomem – O Filme, ficou Superhomem – a Canção; não tinha 💻 certeza se ia manter esse título ao publicá-la, mas mantive.”
Das relações entre o poema e a melodia no processo de 💻 composição – “Como Retiros Espirituais, Superhomem – a Canção é uma das poucas que eu fiz assim: música e letra 💻 ao mesmo tempo. É uma canção a serviço de uma letra, atrás de um sopro da poesia, mas com os 💻 versos também se submetendo a uma necessidade de respiração da canção. Há momentos em casas de apostas com liberação antecipada que a extensão do verso 💻 determina o estender-se da frase musical. Em casas de apostas com liberação antecipada outros, para se dar determinadas pausas e realizar o conceito de simetria 💻 e elegância, a extensão da frase poética se adequa à do fraseado melódico.