Em abril do mesmo ano, o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, assinou, juntamente com a Federação de Futebol do Brasil, 💷 a criação do Campeonato Equatoriano Internacional de Futebol Feminino.
Um mês e oito dias depois, o Campeonato Equatoriano da Colômbia, que 💷 também é composto por três campeonatos profissionais, foi lançado.
Em 7 de maio de 2019, a Confederação Brasileira de Futebol, entidade 💷 do Comitê Executivo, aprovou, com o apoio dos clubes de futebol na Colômbia, o seu reconhecimento para os clubes brasileiros 💷 nas competições.A
primeira edição da Copa CONFIG tem como objetivo o desenvolvimento das equipes que representem a América do Sul, e 💷 também garantir o acesso para o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino e o Campeonato Mundial de Futebol Feminino em 2020.
A 💷 entidade organizadora da competição é a Confederação Nacional de Futebol (CNF), que coordena o Ranking Mundial de Clubes pela FIFA, 💷 e as duas instituições foram obrigadas em 2015-16 a assumirem uma identidade única pela Resolução do Conselho Geral da Confederação 💷 no que tange às competições masculinas e femininas, com as respectivas seleções e títulos.