No final dos anos 70 e começo dos 80, o cenário dos jogos eletrônicos estava em blazers com jogo plena efervescência, mas um acontecimento iria abalar as bases da indústria. O mercado norte-americano estava lotado de jogos e, com uma sobressaturada demanda e uma oferta excessiva de títulos de baixa qualidade, ocorreu o que ficou conhecido como ocrash do mercado de jogos eletrônicos de 1983.
Esse período histórico teve duas consequências fundamentais. A primeira delas foi que a liderança no mercado de consoles dejou de ser dos Estados Unidos e passou para o Japão, território onde a indústria de jogos soube se manter ativa e inovando nos anos que se seguiram à crise.
Resultado | Estados Unidos | Japão |
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Indústria de consoles | Todas as três empresas líderes (Atari, Magnavox e Mattel) perderam milhões, cerca deUS$ 100 milhões só em blazers com jogo 1985. Isso fez com que as empresas se retirassem do mercado. | Apesar da surpresa, os desenvolvedores de jogos continuaram se adaptando e buscando a inovação. Notoriamente, a Nintendo esteve à frente desses esforços criativos. |