A 7° geração começou em 22 de novembro de 2005 com o lançamento do Xbox 360, da Microsoft,[1] e continuou 🤶 um ano depois, com o lançamento do PlayStation 3, desenvolvido pela Sony em 11 de novembro de 2006, e o 🤶 Wii da Nintendo em 19 de novembro de 2006.
[2] A venda do PlayStation 3, na Europa e na Austrália, entretanto, 🤶 iniciaram apenas em 23 de março de 2007.
As classificações de bits para consoles caíram em desuso nesta era, sendo que 🤶 os últimos consoles a usá-las foram o Dreamcast e o PlayStation 2, ambos publicando gráficos de 128 bits durante a 🤶 geração anterior.
O número de "bits" citado nos nomes dos consoles referia-se ao tamanho da palavra da CPU e tinha sido 🤶 usado pelos comerciantes de hardware como um "show de poder" por muitos anos.
No entanto, havia pouco a ganhar ao aumentar 🤶 o tamanho da palavra muito além de 64 bits ou 128 bits porque, uma vez atingido esse nível, o desempenho 🤶 dependia de fatores mais variados, como velocidade do relógio do processador, largura de banda e tamanho da memória.